http://www.itaucultural.org.br/explore/canal/detalhe/92508/?utm_source=discoreografia+denise+stutz&utm_medium=%2Fexplore%2Fcanal%2Fdetalhe%2F92508%2F&utm_campaign=pagina_busca#

A bailarina e coreógrafa Denise Stutz trabalha com o invisível e o torna palpável por meio de depoimentos, de memórias, de referências coletivas, fazendo um uso cinematográfico da música. Sua trajetória como criadora se materializa principalmente em solos como DeCor e Finita, que colocam em cena uma bailarina-coreógrafa-pessoa, um corpo que lembra, fala, dança, que produz palavras e movimentos com a mesma intensidade. Nesta edição do Discoreografia, ela conduz os ouvintes por lembranças de sua trajetória artística e por sua história pessoal da dança, que é também um pouco da história da dança no país.

Gravado em Teresina, durante a programação da segunda edição do JUNTA – Festival Internacional de Dança, o programa conta com participação da plateia e prolonga no tempo a experiência dos encontros, com a junção de múltiplas linguagens e ações.

Denise Stutz iniciou seus estudos de dança em Belo Horizonte e foi uma das fundadoras do Grupo Corpo. No Rio de Janeiro, trabalhou durante 10 anos com a Lia Rodriguez Cia de Danças como bailarina, professora e assistente de direção. A partir de 2003 começou a desenvolver seu próprio trabalho solo, com destaque para: DeCor (2003), Finita (2013) e Entre Ver (2015). Na televisão, trabalhou com o diretor Luiz Fernando Carvalho criando as coreografias para as mini series “Hoje é dia de Maria” e “Capitu”. Trabalhou também com o video artista Felipe Ribeiro e fez parte do grupo Coletivo Improviso dirigido por Enrique Diaz.

Denise Stutz e sua mãe, em foto de infância feita pelo pai

crédito da foto: Mike Stutz

Título: Primeiramente, Ultimamente e Sempre

Músicas

1. Manhã de Carnaval – Elizete Cardoso

2 .Trouble in Mind – Nina Simone

3. Here comes the sun – The Beatles

4: Clair de lune – Claude Debussy

5. O Quebra-Nozes, Suite: No. 14 – Peter Tchaikovsky

6. Bagdad Café, Prelúdio – Johann SebastianBach

7. It’s a Long Way – Caetano Veloso

Créditos do programa
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Gerente do Núcleo de Artes Cênicas: Galiana Brasil
Produção executiva: Bebel de Barros e Cuca Dias
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes
Produção audiovisual: Ana Paula Fiorotto
Concepção, roteiro e apresentação: Elisabete Finger (terceirizada)
Captação de som em Teresina: Sergio Matos
Edição: Estúdio Zut (Gabriel Piotto)
Realização: Itaú Cultural e Ministério da Cultura

 

detalhe

Anúncios